Rali de Gondomar - Vitória a fechar o ano

  • O Rali de Gondomar ficará para sempre marcado como a 1ª vitória na minha curta carreira automobilística. Se me perguntassem no início do ano se achava possível vencer alguma prova nesta primeira experiência, claro que a resposta que iriam obter era um rotundo NÃO.
  • No entanto, cada vez mais acredito que nas corridas tudo é possível, e o esforço e dedicação que entreguei a este projecto ao longo da época foram premiados com esta saboreosa vitória em Gondomar.
  • Mas voltando ao Rali Cidade de Gondomar, o destaque vai sem dúvida para a dureza dos pisos e as condições extremamente difíceis em que se realizou esta última prova do Campeonato Open de Ralis / Troféu Fastbravo. As fortes chuvas que caíram nas semanas anteriores degradaram os troços de uma forma quase calamitosa e as passagens que se foram fazendo em treinos ainda degradaram mais o seu estado. A lama esteve sempre presente e claro que ao mínimo descuido o carro poderia ganhar vida própria, facto que sucedeu, infelizmente, com vários inscritos.
  • O nosso objectivo para este rali era mais uma vez terminar e assegurar os pontos necessários à confirmação do nosso belo 3º lugar na clasificação geral do Troféu.
  • Depois de uma super-especial sem cometer nenhum excesso e com um erro de percurso que atirou para os últimos lugares os nossos companheiros Óscar Coelho/José Ferreira, partíamos para o dia seguinte onde se iríam decidir as contas que interessavam.
  • No 1º troço da manhã Gens/Covelo, entrámos com algumas cautelas para conhecermos o comportamento do carro neste tipo de piso, mas rapidamente percebemos que as sensações que ele nos transmite são muito neutras e a facilidade com que a potência passa para o chão é realmente surpreendente.
  • A 2ª especial Vila Cova/Medas, tinha um piso idêntico e sentiamo-nos cada vez mais à vontade, tirando mais partido daquilo que o carro nos dava naquelas condições. Neste troço os nossos colegas Orlando Duarte/Ivo Nogueira tiveram uma saída de estrada e abandonaram a prova, facto que nos permitiu desde logo assegurar o 3º lugar geral no Troféu. A pressão que tínhamos era cada vez menor e apenas nos interessava terminar.
  • Ainda assim, mantivemos a concentração no máximo e começámos a poupar o carro para não sermos surpreendidos com algum problema que pudesse aparecer até ao fim.
  • A 3ª especial Vilarinho/Melres, a mais longa com cerca de 14 Km, apresentava condições diferentes com um piso mais montanhoso e menos lamacento, que permitia andar mais depressa e com mais segurança. Terminávamos a parte da manhã com um bom 3º lugar no Rali e já com 3º lugar no Troféu assegurado.
  • A 2ª secção do dia, começava com a 2ª passagem pelo troço Gens/Covelo e as condições estavam ainda piores. No entanto, apenas perdemos uma décima de segundo para o tempo feito de manhã, facto que denota um andamento muito homogéneo.
  • O troço Vila Cova/Medas foi aquele se apresentou mais duro e com muito mais regos e lama do que de manhã, pelo que preferimos reduzir o ritmo, entrar certos e sem cometer excessos, pois se errássemos dificilmente conseguiríamos recuperar. A manutenção da nossa posição até ao fim do rali era o nosso único desejo.
  • Por fim a especial Vilarinho/Melres, foi nossa aliada nesta caminhada até ao 1º lugar deste rali, visto que os carros dos nossos companheiros Pedro Barros Leite/Carlos Ruivo (1º) e Luis Campos/Fábio Vasquez (2º) não resistiram à dureza destes 14 Km, entregando-nos o 1º posto à chegada a Gondomar.
  • Em jeito de despedida de 2008, não posso deixar de agradecer todo o apoio da família, amigos, patrocinadores, equipa e outros tantos anónimos que sempre nos incentivavam à nossa passagem pelos troços desta época Fastbravo.
  • Um agradecimento especial ao Fernando, ao Waine e à Cristina pela grande disponibilidade e entusiasmo com que abraçaram este desafio.
  • Nunca poderei esquecer o grande amigo Paulo, que sempre me deu apoio e ajuda ao longo de 6 provas em que me acompanhou ao frio, à chuva e ao sol.
  • Claro que para terminar, teria sempre de agradecer de forma única aos quatro navegadores que foram partilhando os meus primeiros minutos enquanto piloto de ralis. Um beijinho para a KIKA ALMEIDA, um abraço ao PEDRO MOURA, ao ROGÉRIO MARTINS e ao PEDRO LOPES.
  • E agora sem navegador, até às 6 Horas de Rallycross de Lousada!

Sem comentários: