Rali Sentir Penafiel - Objectivo Alcançado

  • O Rali Sentir Penafiel foi considerado por nós uma daquelas provas em que não se podia falhar, visto todos os pontos serem importantes para tentarmos consolidar o nosso 3º lugar na geral do Troféu. Depois das dificuldades de Murça e dos problemas de motor que nos obrigaram a abandonar em Loulé, viamo-nos totalmente concentrados e ao mesmo tempo anciosos por realizar uma prova "normal" e sem sobressaltos.
  • Começámos por realizar a famosa Super-Especial em Lousada durante a noite de sexta-feira, tendo conseguido pela primeira vez concluir uma prova especial deste tipo sem qualquer problema e ainda possibilitar que o muito público presente assistisse a uma das "mangas" mais disputadas. 6 décimos de segundo, foi uma das menores diferenças verificadas durante esta classificativa espectáculo, facto bastante motivador tendo em conta que o adversário era a dupla Fábio Ribeiro/Saúl Campanário, actuais 2º classificados do Troféu.
  • O Rali a sério começou no sábado de manhã com a especial mais longa da prova, Croca/Duas Igrejas com quase 11 Km. O nosso desempenho foi bastante regular e permitiu-nos consolidar deste logo um bom 5º lugar em 9 carros presentes. No entanto, o carro começou desde cedo a ressentir-se de problemas de suspensão que também afectaram quase todo o pelotão de Marbellas, facto que na minha opinião, se deveu ao tipo de piso que encontrámos com algumas zonas de pancadas "secas" frequentes.
  • O 2º troço da manhã, Figueira/Valpedre, correu-nos um pouco melhor e consolidámos a nossa posição à geral, graças ao 4º lugar que conseguimos nesta especial do Rali com zonas bem conhecidas de quase todos os pilotos do Troféu. A parte incial é frequentemente utilizada pela Fastbravo nos dias em que ministra os cursos de pilotagem e de navegação e também os habituais testes de desenvolvimento das nossas máquinas.
  • A especial de Lagares, era a 3ª da manhã e a nossa prestação voltou a ser meritória com o 3º lugar no troço e mais uns segundos para tranquilizarem o nosso 5º lugar geral. O nosso ritmo estava certo e até bem próximos do 3º lugar geral, mas devíamos manter a nossa postura competitiva de acordo com os objectivos traçados.
  • Este Rali deu ao público outra especial em circuito, mas que infelizmente não nos correu de feição. A entrada num dos ganchos da pista de Baltar foi demasiado optimista e fez-nos perder alguns segundos preciosos e os nossos colegas/adversários afastaram-se mais um pouco. No entanto, o 5º lugar continuava estável.
  • A passagem pelo Parque de Assistência permitiu-nos analisar o que tínhamos feito até então e melhorar um pouco o carro ao nível das suspensões. A receita até final do Rali seria a mesma desde o início, ou seja, andar certo e sem cometer excessos que pudessem por em causa a fiabilidade do carro.
  • A tarde começou com a 2ª passagem por Croca/Duas Igrejas em que não fomos tão felizes como durante a manhã, em parte devido a falta de tracção nas zonas a subir. De facto optei por manter os mesmos pneus à frente e o relógio ressentiu-se.
  • Em Figueira/Valpedre 2 conseguimos andar ao mesmo nível da manhã e obtivemos um bom 2º lugar num troço que foi sempre do nosso agrado. O 5º lugar à geral estava cada vez mais certo e só um grande imprevisto nos tiraria um lugar que sempre foi nosso.
  • Para concluir o Rali apenas faltava a 2º passagem pela especial de Lagares. No entanto, a sorte não quis que a realizássemos da parte da tarde devido ao aparatoso acidente da dupla OctávioNogueira/Nuno Gomes que obrigou à sua neutralização.
  • Terminava assim uma prova sem grandes contratempos que nos permitiu somar mais 13 pontos referentes ao 4º lugar, devido aos vencedores da prova (Pedro B. Leite/ Carlos Ruivo) não puderem pontuar para o Troféu.
  • Referência ao facto de a 1ª edição do Troféu Fastbravo ter conhecido em Penafiel o seu vencedor, pelo que quero desde já dar os parabéns a dois amigos que merecem, sem dúvida alguma, a recompensa pelo esforço e profissionalismo que dedicaram a este projecto.
  • PARABÉNS ÓSCAR, ZÉ E TODA A EQUIPA QUE OS APOIOU.
  • Deixo também os meus agradecimentos à equipa Fastbravo que nos apoiou e em especial ao Fernando pelas melhorias que conseguiu realizar no carro depois da prova de Loulé.
  • Um abraço e desejos de um regresso rápido para a equipa do Saxo Kit-Car.

Sem comentários: